Desregulação Emocional e Mindfulness

Desregulação Emocional e Mindfulness

Por Marcia Campos

 

A desregulação emocional é a dificuldade ou inabilidade de lidar com experiências ou processar emoções, podendo se manifestar tanto como intensificação quanto como desativação excessiva das emoções.

 

Significa que você reage emocionalmente a coisas que a maioria das pessoas não reagiriam, e que leva mais tempo para se recuperar dela ou para retornar ao seu estado normal (estado basal). Por outro lado, ao apresentar dificuldade em regular ou administrar suas emoções, pode sentir dificuldade em tolerá-las, tendo problemas para identificar, compreender e expressar como se sente.

 

A intensificação pode resultar em pânico, terror, trauma, temor ou senso de urgência, e a desativação pode gerar experiências dissociativas, como despersonalização e desrealização, cisão ou entorpecimento emocional.

 

Mindfulness (atenção/consciência) é definido como o ato de prestar atenção propositalmente no momento presente, sem julgamento (Kabat-Zinn 1994). Em outras palavras é estar consciente intencionalmente e plenamente do momento presente e, ao invés de julgar o que quer que encontre nele, permitir-se se voltar para a experiência.

 

Esta técnica não é algo novo, tem sido praticada no mundo oriental por milhares de anos como forma de meditação, sendo bem conhecida nas práticas espirituais como no Zen-Budismo, por exemplo.

 

O emprego da meditação da atenção plena está cada vez mais popular em algumas clínicas médicas dos Estados Unidos. Despojada do seu contexto religioso, mindfulness significa simplesmente a aprendizagem de uma atitude aberta de aceitação em relação a tudo o que possa surgir na mente, enquanto estamos atentos a ela. Recentemente esta técnica foi introduzida no sistema de tratamento clínico e psicológico em muitos centros na Europa e Estados Unidos (Goleman 2002).

 

A ciência vem comprovando os benefícios de Mindfulness e ajustou a prática tirando os aspectos esotéricos. Particularmente em situações de desregulação emocional, tem apresentado grande sucesso, por aumentar a consciência de si mesmo.

 

As técnicas são ensinadas e praticadas de uma maneira simples, visando à promoção da saúde que visa o desenvolvimento de atitudes autoreguladas.

 

Mindfulness ajuda na regulação emocional e praticando por um tempo te ajudará a escolher como responder a uma situação ao invés de simplesmente reagir quando situações estressantes e emoções dolorosas ocorrerem, além disso, ela aumenta sua habilidade de tolerar pensamentos perturbadores e ativa o córtex esquerdo pré-frontal, uma parte do seu cérebro que está conectada a experienciar felicidade e otimismo!

 

 

Artigo publicado no Jornal do Buritis – maio/14 – Coluna Bem-estar por Márcia Campos

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