Postura correta: saiba como evitar dores e lesões.

Postura correta: saiba como evitar dores e lesões.

De olho na postura!

Não tem jeito, usando o celular ou trabalhando, vamos ficar numa postura torta em algum momento. A maioria das pessoas sabe que isso é ruim, mas nem todos sabem o quão grave isso pode ser, afinal uma postura incorreta por muito tempo pode causar tendinite, dores e lesões musculares, fadiga e até problemas ósseos.

 

Por isso confira algumas dicas de como melhorar a postura:

 

  • Celular: o uso do celular curvando o pescoço pode causar sérios problemas ao próprio pescoço e à coluna como dores constantes e inflamações. Portanto, fique atento à sua postura, devemos manter o celular na altura dos olhos, em vez de nos curvarmos sobre ele. Em caso de uso prolongado, o ideal é usar um suporte para celular, também na altura dos olhos.

 

  • Computador: a mesma dica sobre o celular se aplica ao computador, mantendo a tela na altura dos olhos: use um suporte para o monitor ou notebook. O teclado e o mouse também devem estar na altura dos cotovelos e os punhos devem ficar retos para evitar lesões.

 

  • Cadeira: a cadeira que usamos por longas horas (trabalho, estudo etc.) também deve ser ergonômica, ou seja, projetada pensando no conforto e adequação ao corpo humano, por exemplo, a cadeira deve ter regulador de altura, apoio para os braços e inclinação. O encosto deve ser ergonômico (com curvatura) e permitir que os ombros e os quadris fiquem alinhados.

 

  •  Apoio para os Pés: os pés devem estar no chão ou com um suporte/descanso. Evite ficar muito tempo com as pernas cruzadas para não ter problemas circulatórios.

 

Em pé ou em movimento:

 

  • Movimente-se: Sim, o corpo precisa de apoio (postura correta) e de movimento quando ficamos muito tempo sentados. Levante, ande um pouco, tome um copo de água, faça exercícios laborais e/ou alongamentos de tempos em tempos etc. É bom para o corpo e para mente!

 

  • Em pé: Temos que ter uma postura correta também quando estamos em pé. Em uma fila por exemplo, devemos manter o corpo e as costas eretas e evitar colocar o peso somente em uma das pernas, sobrecarregando um lado do corpo. E se estiver com o celular na mão, lembre-se de mantê-lo elevado, na altura dos olhos, não se curvando sobre ele.

 

  • Atividade física: a postura correta é muito importante para evitar dores e lesões durante atividades físicas e esportes, por isso sua prática deve ser orientada por um(a) profissional da área. Ainda é recomendável fazer uma avaliação médica inicial (veja nosso post anterior sobre o assunto).

 

É difícil nos policiarmos o tempo todo para manter uma postura correta, mas fazendo isso, criamos um hábito e diminuiremos ao máximo o número de vezes que ficamos “tortos”. Nossa coluna e saúde agradecem.

 

Referências: Fiocruz (Trabalho em Computador: de olho na ergonomia) e Portal Terra (Postura x Ergonomia).

 

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Caso tenha dores frequentes consulte um(a) médico(a). Ligue: (31) 3115-8600.

 

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