Carpe Diem e Mindfulness: aproveitando as experiências diárias

Carpe Diem e Mindfulness: aproveitando as experiências diárias

Carpe Diem significa Aproveite o dia, em latim, mas o que é aproveitar o dia para você? É uma interpretação muito individual, certo?

 

É comum ver a frase de Carpe diem ligada a férias, natureza, atividades de lazer, consumismo etc. Mas o Carpe diem pode ser relacionado também ao Mindfulness (veja nosso post anterior para saber mais sobre Mindfulness).

 

Mindfulness é um estado da mente obtido através da atenção plena e disposição em viver uma experiência do momento presente. Por isso, a ideia de Aproveitar o dia (Carpe diem), se encaixa muito bem ao Mindfulness, mas não somente no sentido de desfrutar os momentos de lazer, mas voltar a sua atenção ao momento presente, vivenciar o que você está fazendo no presente (lendo este post, trabalhando, almoçando, praticando um esporte, conversando com alguém etc.).

 

Em outras palavras, dedicar-se a uma experiência para torná-la mais rica, proveitosa e gerar melhores resultados (um trabalho bem-feito, uma bela memória, a descoberta de uma habilidade etc.), afastando-se o máximo possível das distrações relacionadas ao passado, expectativas negativas e autojulgamentos que podem causar ansiedades e bloqueios.

 

Tendo em mente esses conceitos, reflita sobre o que é aproveitar o dia (o presente) para você. E como fazê-lo todos os dias, buscando o máximo proveito das suas atividades diárias. É um desafio enorme e que necessita de persistência, mas o resultado é benéfico especialmente à saúde mental, mudando como as pessoas se relacionam com o tempo e com o mundo a sua volta.

 

Portanto, Carpe Diem!

 

Referências: Revista Superinteressante, Coluna Viver Bem do Uol, Dicionário.

 

 

Gostou do texto? Compartilhe!

Siga-nos no Instagram e curta nossa página do Facebook!

 

 

Mais textos sobre sáude:

O que é Mindfulness e por que devemos praticá-lo?

Conheça nossa série sobre Doenças Crônicas

Acesse nosso Especial de 25 anos da Policlínica Salud para conhecer nosso corpo clínico.

Posts relacionados

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam vidas

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam

Após o Outubro Rosa e a grande mobilização em torno da prevenção ao câncer de mama e da saúde da mulher, vem o Novembro Azul, com mai...

Leia mais
Clima seco contribuiu com a propagação de doenças respiratórias

Clima seco contribuiu com a propagação de doenças

Algumas pessoas tendem a relacionar o frio aos problemas respiratórios, mas, na verdade, a causa dessas complicações é o tempo seco, que...

Leia mais
Como lavar as mãos corretamente

Como lavar as mãos corretamente

Quantas vezes no dia você lava as suas mãos? Essa prática simples e rápida, além da eliminação de sujeiras, oleosidade e células mor...

Leia mais

Deixe seu comentário

Newsletter Salud

Fique atualizado. Cadastre-se para receber sempre que tiver novidades!