Mindfulness: pratique e viva melhor!

Mindfulness: pratique e viva melhor!

O que é Mindfulness e por que devemos praticá-lo?

 

Mindfulness é um estado da mente obtido através do foco e abertura à experiência do momento presente, ligado à meditação, mas não somente à ela.

 

E por que estar focado durante uma experiência é importante? Estar focado pode aumentar a produtividade, proveito e qualidade das nossas atividades de trabalho, lazer ou momentos de autoconhecimento, pois direciona nossa mente e corpo para determinada experiência de forma consciente e aberta.

 

Por isso, a prática de Mindfulness pode impactar beneficamente na sua saúde mental (e física). Afinal sua prática pode gerar uma grande satisfação pessoal: um trabalho bem-feito, a memória de um dia de lazer, a conexão com um sentimento ou pessoa, o desenvolvimento de uma habilidade, a degustação de alimentos etc.

 

De acordo com o site Mindfulnessbrasil.com: “Os programas baseados em mindfulness têm ajudado milhares de pacientes com ansiedade, depressão e doenças crônicas em geral (incluindo a dor crônica), como também, profissionais, estudantes e atletas com falta de atenção e concentração, cansaço excessivo, queda de desempenho, e falta de propósito em suas atividades cotidianas e no trabalho.”.

Portanto…

É importante aproveitar e se dedicar ao momento presente, naquilo que temos que fazer ou nos propomos a fazer agora, evitando ao máximo às distrações, cobranças e autojulgamentos. Assim, mudamos nossa relação com o tempo, em vez de vivermos com a mente, na maior parte do tempo, em um futuro incerto (expectativas positivas ou negativas) ou em um passado imutável (que pode nos impulsionar ou bloquear), focamos nossa energia no Presente tangível e mutável (onde realmente existimos).

 

Para os religiosos: como é dito na Bíblia, há um tempo para tudo, para cada propósito. Então que tal aproveitarmos cada tempo da melhor maneira possível?

 

Referências: Revista Superinteressante, Coluna Viver Bem do Uol, MindfulnessBrasil e Bíblia Online.

.

.

.

Gostou do texto? Compartilhe!

Siga-nos no Instagram e curta nossa página do Facebook!

 

 

Mais textos sobre sáude:

Conheça nossa série sobre Doenças Crônicas

Acesse nosso Especial de 25 anos da Policlínica Salud para conhecer nosso corpo clínico.

 

 

 

Posts relacionados

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam vidas

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam

Após o Outubro Rosa e a grande mobilização em torno da prevenção ao câncer de mama e da saúde da mulher, vem o Novembro Azul, com mai...

Leia mais
Clima seco contribuiu com a propagação de doenças respiratórias

Clima seco contribuiu com a propagação de doenças

Algumas pessoas tendem a relacionar o frio aos problemas respiratórios, mas, na verdade, a causa dessas complicações é o tempo seco, que...

Leia mais
Como lavar as mãos corretamente

Como lavar as mãos corretamente

Quantas vezes no dia você lava as suas mãos? Essa prática simples e rápida, além da eliminação de sujeiras, oleosidade e células mor...

Leia mais

Deixe seu comentário

Newsletter Salud

Fique atualizado. Cadastre-se para receber sempre que tiver novidades!