Novembro Azul: mês de combate ao Câncer de Próstata

Novembro Azul: mês de combate ao Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata descoberto precocemente tem maior chance de cura. Antes de qualquer medo de desconforto ou tabu de qualquer exame, pense na importância dele para sua saúde e sua vida. Portanto, procure um urologista e faça os exames preventivos de Câncer de Próstata.

 

Saiba mais sobre essa doença:

 

Câncer de Próstata

 

O que é a Próstata? A Próstata é uma glândula exclusivamente masculina que envolve a uretra e é responsável pela produção de sêmen.

 

O que é o Câncer de Próstata?: O Câncer de Próstata é uma doença causada por uma multiplicação descontrolada das células da Próstata que podem gerar um tumor. Ocorre principalmente em homens acima de 50 anos, porém pode surgir antes, especialmente se houver histórico familiar.

 

Sintomas: assim como a maioria dos cânceres, o Câncer de Próstata não apresenta sinais nos estágios iniciais. Após certa evolução do câncer, alguns sintomas são observáveis como:

  • Dificuldade de urinar
  • Mudanças na urina como quantidade, cor, jato, tempo de micção etc.)
  • Presença de sangue na urina
  • Insuficiência renal

 

Diagnóstico: dois exames de rotina são essenciais para a descoberta precoce: o exame PSA (de sangue) e o exame de toque retal (feito no consultório pelo médico). Caso sejam encontradas alterações, é feito uma biopsia.

 

Tratamento: o diagnóstico precoce permite identificar o câncer no estágio inicial, possibilitando maior chance de cura. O tratamento pode envolver medicação hormonal, cirurgia e quimioterapia ou radioterapia.

 

Bibliografia: Portais do Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde.

 

Ajude a quebrar o tabu!

Ainda há uma resistência dos homens em relação ao exame de toque, porém é vital fazer esse exame periodicamente após os 50 anos para detecção precoce do Câncer de Próstata. Sem os exames preventivos, o câncer pode ser descoberto muito tardiamente, dificultando o tratamento e aumentando a chance de óbito. Portanto, quebre o tabu, faça os exames preventivos.

 

Compartilhe este post, ajude-nos a quebrar o tabu do exame preventivo de Câncer de Próstata.

 

Novembro Azul: mês de combate ao Câncer de Próstata

Agende sua consulta com um dos nossos urologistas: (31) 3115-8600.

 

Mais textos sobre sáude:

Conheça nossa série sobre Doenças Crônicas

Acesse nosso Especial de 25 anos da Policlínica Salud para conhecer nosso corpo clínico.

Posts relacionados

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam vidas

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam

Após o Outubro Rosa e a grande mobilização em torno da prevenção ao câncer de mama e da saúde da mulher, vem o Novembro Azul, com mai...

Leia mais
Clima seco contribuiu com a propagação de doenças respiratórias

Clima seco contribuiu com a propagação de doenças

Algumas pessoas tendem a relacionar o frio aos problemas respiratórios, mas, na verdade, a causa dessas complicações é o tempo seco, que...

Leia mais
Como lavar as mãos corretamente

Como lavar as mãos corretamente

Quantas vezes no dia você lava as suas mãos? Essa prática simples e rápida, além da eliminação de sujeiras, oleosidade e células mor...

Leia mais

Deixe seu comentário

Newsletter Salud

Fique atualizado. Cadastre-se para receber sempre que tiver novidades!