Dia Mundial do Alzheimer – 21 de setembro – Série Doenças Crônicas

Dia Mundial do Alzheimer – 21 de setembro – Série Doenças Crônicas

Tratamento médico e cuidado (paciência e amor) da família são essenciais para aumentar a qualidade de vida de pacientes com Alzheimer. Saiba um pouco mais sobre essa doença em nosso post.

Este post faz parte de uma série de posts sobre doenças crônicas. Acompanhe no Instagram e/ou Facebook! Compartilhe!

 

DOENÇA DE ALZHEIMER 

 

O QUE É? A doença de Alzheimer é uma doença crônica que atinge os neurônios causando perda de memória recente e dificuldade na linguagem (são os sintomas mais comuns). É considerada uma forma de demência neurodegenerativa que afeta principalmente idosos.

 

 SINTOMAS:

  • Perda de memória (fatos recentes principalmente)
  • Mudanças de comportamento e humor
  • Problemas na fala e/ou compreensão (na linguagem em geral)
  • Desorientação
  • Outros

 

DIAGNÓSTICO: A investigação médica passa por vários exames e descarte de outras doenças até o diagnóstico ser fechado, por isso a participação da família é fundamental na observação de mudanças de comportamento e descrição dos sintomas ao(à) médico(a).

 

EXISTE TRATAMENTO? O Alzheimer é progressivo, ou seja, agrava-se ao longo do tempo e não tem cura; o uso de medicação tem o objetivo de desacelerar a evolução da doença e amenizar alguns sintomas.

 

Atenção: tratamento médico e cuidado (paciência e amor) da família são vitais para aumentar a qualidade de vida.

 

COMO SE PREVENIR? Há indícios que o Alzheimer seja genético. Porém, assim como as atividades físicas ajudam a proteger o corpo de doenças, as atividades que estimulam a mente (ler, estudar, jogos, desafios lógicos, etc.) também podem ajudar na prevenção e principalmente no tratamento.

 

ACOMPANHAMENTO CONSTANTE

Pacientes com Alzheimer não devem sair sozinhos, devem sempre ter uma acompanhante seja um parente ou um cuidador. E as consultas médicas e exames precisam ser periódicos. Além disso, é muito importante a paciência, o carinho e a proteção desses pacientes, especialmente em momentos de confusão mental.

 

Quer saber mais sobre outras doenças crônicas?

Acesse nosso post sobre o que são e quais são as doenças crônicas: clique aqui!

Posts relacionados

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam vidas

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam

Após o Outubro Rosa e a grande mobilização em torno da prevenção ao câncer de mama e da saúde da mulher, vem o Novembro Azul, com mai...

Leia mais
Clima seco contribuiu com a propagação de doenças respiratórias

Clima seco contribuiu com a propagação de doenças

Algumas pessoas tendem a relacionar o frio aos problemas respiratórios, mas, na verdade, a causa dessas complicações é o tempo seco, que...

Leia mais
Como lavar as mãos corretamente

Como lavar as mãos corretamente

Quantas vezes no dia você lava as suas mãos? Essa prática simples e rápida, além da eliminação de sujeiras, oleosidade e células mor...

Leia mais

Deixe seu comentário

Newsletter Salud

Fique atualizado. Cadastre-se para receber sempre que tiver novidades!