
LÚPUS (LES) – Série Doenças Crônicas
Lúpus é uma doença crônica autoimune cujos sintomas se confundem com outras doenças e a falta de tratamento pode levar a condições graves. Você conhece essa doença? Saiba mais aqui, e caso tenha sintomas suspeitos, pergunte ao seu (sua) médico(a).
Este post faz parte de uma série de posts sobre doenças crônicas. Acompanhe no Instagram e/ou Facebook! Compartilhe!
LÚPUS
O QUE É? O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica autoimune* que causa inflamação na pele, articulações e em alguns órgãos. Geralmente atinge mais mulheres do que homens.
*Doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico (de defesa do corpo) ataca células saudáveis sem causa determinada em geral.
TIPOS:
- Discoide: limita-se a pele, mas pode evoluir para sistêmico.
- Sistêmico: atinge a pele, as articulações e outros órgãos.
SINTOMAS: Há uma série de sintomas ligados ao Lúpus, mas os mais comuns são vermelhidão nas bochechas, lesões na pele que pioram com a exposição ao sol, dor nas articulações, inchaços, inflamações frequentes, etc.
DIAGNÓSTICO: É feito através de diversos exames, dependendo dos sintomas; afinal o Lúpus pode atingir vários órgãos o que dificulta a sua identificação. Portanto, apenas uma investigação médica é capaz de determinar o diagnóstico.
EXISTE TRATAMENTO? Sim, pacientes com Lúpus devem usar regularmente medicação como anti-inflamatórios, antimaláricos e/ou corticoides. Também é importante evitar exposição ao sol.
COMO SE PREVENIR? As causas do Lúpus ainda são indefinidas, origem genética e alta exposição ao sol são algumas das possibilidades. É preciso procurar um(a) médico(a) sempre que houver sintomas suspeitos e frequentes, pois a falta de tratamento pode causar lesões graves e levar à morte.
COVID-19: Lembrando que Portadores de Lúpus são doentes crônicos e, portanto, fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Por isso é preciso prevenir-se contra o Coronavírus e continuar com o tratamento.
Nunca abandone o tratamento!
Controle e cuidado sempre.
Quer saber mais? Acesse nosso post sobre o que são e quais são as doenças crônicas: clique aqui!