LÚPUS (LES) – Série Doenças Crônicas

LÚPUS (LES) – Série Doenças Crônicas

Lúpus é uma doença crônica autoimune cujos sintomas se confundem com outras doenças e a falta de tratamento pode levar a condições graves. Você conhece essa doença? Saiba mais aqui, e caso tenha sintomas suspeitos, pergunte ao seu (sua) médico(a).

 

Este post faz parte de uma série de posts sobre doenças crônicas. Acompanhe no Instagram e/ou Facebook! Compartilhe!

 

LÚPUS

 

O QUE É? O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica autoimune* que causa inflamação na pele, articulações e em alguns órgãos. Geralmente atinge mais mulheres do que homens.

*Doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico (de defesa do corpo) ataca células saudáveis sem causa determinada em geral.

 

TIPOS:

  • Discoide: limita-se a pele, mas pode evoluir para sistêmico.
  • Sistêmico: atinge a pele, as articulações e outros órgãos.

 

SINTOMAS: Há uma série de sintomas ligados ao Lúpus, mas os mais comuns são vermelhidão nas bochechas, lesões na pele que pioram com a exposição ao sol, dor nas articulações, inchaços, inflamações frequentes, etc.

 

DIAGNÓSTICO: É feito através de diversos exames, dependendo dos sintomas; afinal o Lúpus pode atingir vários órgãos o que dificulta a sua identificação. Portanto, apenas uma investigação médica é capaz de determinar o diagnóstico.

 

EXISTE TRATAMENTO? Sim, pacientes com Lúpus devem usar regularmente medicação como anti-inflamatórios, antimaláricos e/ou corticoides. Também é importante evitar exposição ao sol.

 

COMO SE PREVENIR? As causas do Lúpus ainda são indefinidas, origem genética e alta exposição ao sol são algumas das possibilidades. É preciso procurar um(a) médico(a) sempre que houver sintomas suspeitos e frequentes, pois a falta de tratamento pode causar lesões graves e levar à morte.

 

COVID-19: Lembrando que Portadores de Lúpus são doentes crônicos e, portanto, fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Por isso é preciso prevenir-se contra o Coronavírus e continuar com o tratamento.

 

Nunca abandone o tratamento!

Controle e cuidado sempre.

 

Quer saber mais? Acesse nosso post sobre o que são e quais são as doenças crônicas: clique aqui!

Posts relacionados

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam vidas

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam

Após o Outubro Rosa e a grande mobilização em torno da prevenção ao câncer de mama e da saúde da mulher, vem o Novembro Azul, com mai...

Leia mais
Clima seco contribuiu com a propagação de doenças respiratórias

Clima seco contribuiu com a propagação de doenças

Algumas pessoas tendem a relacionar o frio aos problemas respiratórios, mas, na verdade, a causa dessas complicações é o tempo seco, que...

Leia mais
Como lavar as mãos corretamente

Como lavar as mãos corretamente

Quantas vezes no dia você lava as suas mãos? Essa prática simples e rápida, além da eliminação de sujeiras, oleosidade e células mor...

Leia mais

Deixe seu comentário

Newsletter Salud

Fique atualizado. Cadastre-se para receber sempre que tiver novidades!