AIDS – Série Doenças Crônicas

AIDS – Série Doenças Crônicas

A AIDS é uma doença crônica grave que afeta o sistema imunológico e necessita de tratamento constante. Saiba mais sobre a transmissão, como se proteger, tratamento e mitos.

 

Respeito, apoio, uso correto do coquetel e acompanhamento médico são fundamentais para o tratamento e qualidade de vida dos Portadores de HIV.

 

Este post faz parte de uma série de posts sobre doenças crônicas. Acompanhe no Instagram e/ou Facebook! Compartilhe!

 

AIDS

 

O QUE É? A AIDS é uma doença crônica causada pelo vírus HIV que afeta o sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo. Com esse sistema enfraquecido, doenças oportunas podem surgir e levar o paciente a condições graves.

 

TRANSMISSÃO:  O vírus HIV, que causa a AIDS, é transmitido através de contato entre mucosas (boca, genitais) e fluidos corporais contaminados como sangue, sêmen, secreções vaginais e anais. Também é possível a transmissão através de perfuro-cortantes como agulhas e seringas contaminadas, leite materno e do parto.

 

SINTOMAS E DIAGNÓSTICO: Uma pessoa pode ser portadora de HIV e demorar muitos anos para desenvolver a AIDS, por isso os sintomas que aparecem geralmente são devido às doenças oportunas ou infecções frequentes. Portanto, a melhor forma de diagnóstico é através de testes de rotina ou teste após comportamento de risco (sexo sem proteção ou contato com sangue).

 

EXISTE TRATAMENTO? Portadores de HIV precisam usar medicamentos antirretrovirais, os chamados coquetéis que são um conjunto de remédios com a finalidade de diminuir e controlar a carga viral.

 

HIV E GESTAÇÃO: A gestante portadora de HIV deve receber tratamento específico para minimizar o risco de transmissão do HIV para o bebê que pode nascer sem o vírus! No entanto, a mãe NÃO deverá amamentar. Já o pré-natal é fundamental para identificar/prevenir-se contra essa ou outras doenças e não deve ser abandonado.

 

COMO SE PREVENIR? O sexo seguro, com uso de preservativos, é a melhor forma de prevenir o HIV e a AIDS. A AIDS e as ISTs atingem homens e mulheres, independente da orientação sexual ou estado civil.

 

LEMBRETE! Use Camisinha. Proteja-se!

 

MITOS! Não se pega HIV através de beijo, abraço, picadas de insetos e doação de sangue.

 

Cuidado com fake News (notícias falsas)! Na dúvida, procure mais informações em sites médicos confiáveis e converse com um(a) profissional de saúde!

 

QUALIDADE DE VIDA: Respeito, apoio, uso correto do coquetel e acompanhamento médico são fundamentais para o tratamento e qualidade de vida dos Portadores de HIV.

 

COVID-19: Lembrando que Portadores de HIV são doentes crônicos e fazem parte do grupo de risco da Covid-19, por isso é preciso prevenir-se contra o Coronavírus e continuar com o tratamento.

 

Nunca abandone o tratamento!

Controle e cuidado sempre.

 

Quer saber mais? Acesse nosso post sobre o que são e quais são as doenças crônicas: clique aqui!

Posts relacionados

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam vidas

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam

Após o Outubro Rosa e a grande mobilização em torno da prevenção ao câncer de mama e da saúde da mulher, vem o Novembro Azul, com mai...

Leia mais
Clima seco contribuiu com a propagação de doenças respiratórias

Clima seco contribuiu com a propagação de doenças

Algumas pessoas tendem a relacionar o frio aos problemas respiratórios, mas, na verdade, a causa dessas complicações é o tempo seco, que...

Leia mais
Como lavar as mãos corretamente

Como lavar as mãos corretamente

Quantas vezes no dia você lava as suas mãos? Essa prática simples e rápida, além da eliminação de sujeiras, oleosidade e células mor...

Leia mais

Deixe seu comentário

Newsletter Salud

Fique atualizado. Cadastre-se para receber sempre que tiver novidades!