
Hipertensão Arterial – Série Doenças Crônicas
A Hipertensão, Pressão Alta, é uma doença silenciosa e pode ser descoberta tardiamente, causando Infartos e AVC. Hipertensos precisam de tratamento e acompanhamento constantes. Além disso, eles fazem parte do grupo de risco da Covid-19! Saiba mais sobre essa doença que atinge todas as idades.
Este post faz parte de uma série de posts sobre doenças crônicas. Acompanhe no Instagram e/ou Facebook! Compartilhe!
HIPERTENSÃO ARTERIAL
O QUE É? Hipertensão Arterial acontece quando há um aumento da pressão entre o fluxo sanguíneo e as veias. Nesse caso o coração precisa fazer maior esforço para bombear o sangue, por isso o coração é um dos órgãos mais afetados pela Hipertensão.
ATENÇÃO: pressão normal é entorno de 12/8, pressão acima de 14/9 que é considerada alta.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS? Geralmente é uma doença silenciosa, dores no peito e de cabeça são comuns quando a doença está no estágio avançado. Além disso, a Hipertensão pode ser descoberta somente após o paciente apresentar sintomas de Infarto ou AVC.
INFARTO E AVC (DERRAME): A Pressão Alta pode estar ligada a obstruções (placas de gordura, coágulos, etc.) de veias e artérias que fazem uma barreira à circulação do sangue. Quando há o desprendimento de um coagulo, por exemplo, um AVC pode ocorrer. Portanto, hipertensos precisam de acompanhamento, pois o risco de sofrerem Infarto e AVC é muito grande.
EXISTE TRATAMENTO? O tratamento envolve, geralmente, uso de medicação para o resto da vida, aferição da pressão arterial regularmente, mudança de hábitos alimentares (principalmente redução do consumo de sal), prática de exercícios físicos e acompanhamento médico.
COMO AGIR?
- Reeducação alimentar, especialmente a redução de alimentos ricos em sal, um dos principais causadores do aumento da pressão arterial.
- Prática de exercícios físicos
- Remédios que controlam a variação da pressão
- Medicação reguladora frequente.
- Acompanhamento médico
CASOS GRAVES: Em caso de sintomas graves, como dores muito fortes no peito e de cabeça, ajuda médica deve ser procurada com urgência. Hipertensos que contraíram Covid-19 também precisam de atenção especial, pois há risco de complicações e devem ser acompanhados de perto.
COVID-19: Lembrando que Hipertensos são doentes crônicos e fazem parte do grupo de risco da Covid-19, por isso é preciso prevenir-se contra o vírus e continuar com o tratamento.
Nunca abandone o tratamento!
Controle e cuidado sempre.
Quer saber mais? Acesse nosso post sobre o que são e quais são as doenças crônicas: clique aqui!