Hipertensão Arterial – Série Doenças Crônicas

Hipertensão Arterial – Série Doenças Crônicas

A Hipertensão, Pressão Alta, é uma doença silenciosa e pode ser descoberta tardiamente, causando Infartos e AVC. Hipertensos precisam de tratamento e acompanhamento constantes. Além disso, eles fazem parte do grupo de risco da Covid-19! Saiba mais sobre essa doença que atinge todas as idades.

 

Este post faz parte de uma série de posts sobre doenças crônicas. Acompanhe no Instagram e/ou Facebook! Compartilhe!

 

HIPERTENSÃO ARTERIAL

 

O QUE É? Hipertensão Arterial acontece quando há um aumento da pressão entre o fluxo sanguíneo e as veias. Nesse caso o coração precisa fazer maior esforço para bombear o sangue, por isso o coração é um dos órgãos mais afetados pela Hipertensão.

 

ATENÇÃO: pressão normal é entorno de 12/8, pressão acima de 14/9 que é considerada alta.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS? Geralmente é uma doença silenciosa, dores no peito e de cabeça são comuns quando a doença está no estágio avançado. Além disso, a Hipertensão pode ser descoberta somente após o paciente apresentar sintomas de Infarto ou AVC.

 

INFARTO E AVC (DERRAME): A Pressão Alta pode estar ligada a obstruções (placas de gordura, coágulos, etc.) de veias e artérias que fazem uma barreira à circulação do sangue. Quando há o desprendimento de um coagulo, por exemplo, um AVC pode ocorrer. Portanto, hipertensos precisam de acompanhamento, pois o risco de sofrerem Infarto e AVC é muito grande.

 

EXISTE TRATAMENTO? O tratamento envolve, geralmente, uso de medicação para o resto da vida, aferição da pressão arterial regularmente, mudança de hábitos alimentares (principalmente redução do consumo de sal), prática de exercícios físicos e acompanhamento médico.

 

COMO AGIR?

  • Reeducação alimentar, especialmente a redução de alimentos ricos em sal, um dos principais causadores do aumento da pressão arterial.
  • Prática de exercícios físicos
  • Remédios que controlam a variação da pressão
  • Medicação reguladora frequente.
  • Acompanhamento médico

 

CASOS GRAVES: Em caso de sintomas graves, como dores muito fortes no peito e de cabeça, ajuda médica deve ser procurada com urgência. Hipertensos que contraíram Covid-19 também precisam de atenção especial, pois há risco de complicações e devem ser acompanhados de perto.

 

COVID-19: Lembrando que Hipertensos são doentes crônicos e fazem parte do grupo de risco da Covid-19, por isso é preciso prevenir-se contra o vírus e continuar com o tratamento.

 

Nunca abandone o tratamento!

Controle e cuidado sempre.

 

Quer saber mais? Acesse nosso post sobre o que são e quais são as doenças crônicas: clique aqui!

Posts relacionados

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam vidas

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam

Após o Outubro Rosa e a grande mobilização em torno da prevenção ao câncer de mama e da saúde da mulher, vem o Novembro Azul, com mai...

Leia mais
Clima seco contribuiu com a propagação de doenças respiratórias

Clima seco contribuiu com a propagação de doenças

Algumas pessoas tendem a relacionar o frio aos problemas respiratórios, mas, na verdade, a causa dessas complicações é o tempo seco, que...

Leia mais
Como lavar as mãos corretamente

Como lavar as mãos corretamente

Quantas vezes no dia você lava as suas mãos? Essa prática simples e rápida, além da eliminação de sujeiras, oleosidade e células mor...

Leia mais

Deixe seu comentário

Newsletter Salud

Fique atualizado. Cadastre-se para receber sempre que tiver novidades!