Asma – Série Doenças Crônicas

Asma – Série Doenças Crônicas

Você sabe a diferença entre Asma e Bronquite? Sabia que asmáticos fazem parte do grupo de risco da Covid-19? Saiba mais sobre essa doença que atinge jovens e adultos. Cuide-se!

 

Este post faz parte de uma série de posts sobre doenças crônicas. Acompanhe no Instagram e/ou Facebook! Compartilhe!

 

Leia o texto completo:

 

ASMA

 

O QUE É? Asma é uma doença crônica que afeta o sistema respiratório causando inflamação dos brônquios, tubos que levam ar da traqueia para os pulmões, acarretando assim dificuldade de respirar.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS? Dificuldade de respirar, chiado no peito, tosse, falta de ar.

 

CAUSAS DA CRISE: Exposição à poeira, poluição, partículas, pólen, ácaros, cheiros fortes, fumaça (inclusive cigarros), pelos de animais, mudanças de temperatura (inverno, principalmente), etc.

 

EXISTE TRATAMENTO? A frequência e a intensidade das crises asmáticas variam de acordo com cada paciente, mas o tratamento envolve, de modo geral, o uso de medicamentos (somente com indicação médica) como corticosteroides e broncodilatores, a famosa “bombinha”, que auxiliam no alívio dos sintomas.

 

COMO AGIR? O asmático deve evitar os principais causadores da crise como poeira, fumaça, cheiros fortes, dentre outros citados anteriormente, ir ao médico regularmente e usar a medicação corretamente.

 

CASOS GRAVES E COVID-19: Em casos de crises graves é indispensável a ajuda médica, especialmente se houver suspeita de Covid-19, pois ambas as doenças afetam o sistema respiratório. Logo asmáticos podem ter complicações graves e precisam ser acompanhados.

 

ASMA X BRONQUITE: A Bronquite, que também é uma inflamação nos brônquios, pode ser temporária ou crônica (enfisema), mas geralmente o tempo de crise é menor e menos grave do que a Asma. Porém, as causas são semelhantes à da Asma como exposição à vírus, fungos, poeira, pólen, fumaça, cigarro, etc.

 

COVID-19: Lembrando que Asmáticos são doentes crônicos e fazem parte do grupo de risco da Covid-19, por isso é preciso prevenir-se contra o vírus e continuar com o tratamento.

 

Nunca abandone o tratamento!

Controle e cuidado sempre.

 

Quer saber mais? Acesse nosso post sobre o que são e quais são as doenças crônicas: clique aqui!

 

 

Posts relacionados

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam vidas

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam

Após o Outubro Rosa e a grande mobilização em torno da prevenção ao câncer de mama e da saúde da mulher, vem o Novembro Azul, com mai...

Leia mais
Clima seco contribuiu com a propagação de doenças respiratórias

Clima seco contribuiu com a propagação de doenças

Algumas pessoas tendem a relacionar o frio aos problemas respiratórios, mas, na verdade, a causa dessas complicações é o tempo seco, que...

Leia mais
Como lavar as mãos corretamente

Como lavar as mãos corretamente

Quantas vezes no dia você lava as suas mãos? Essa prática simples e rápida, além da eliminação de sujeiras, oleosidade e células mor...

Leia mais

Deixe seu comentário

Newsletter Salud

Fique atualizado. Cadastre-se para receber sempre que tiver novidades!