Diabetes: tipos e tratamentos  – Série Doenças Crônicas

Diabetes: tipos e tratamentos – Série Doenças Crônicas

Diabetes é um doença crônica que é fator de risco para Covid-19 e que necessita de controle e tratamento, saiba mais sobre essa doença tão comum que afeta milhões de pessoas no mundo.

Este post faz parte de uma série de posts sobre doenças crônicas, acompanhe no Instagram e/ou Facebook! Compartilhe!

 

Leia o texto completo:

 

DIABETES

 

O QUE É: A Diabetes é uma doença crônica que surge quando a insulina, um hormônio, não é produzido pelo pâncreas ou quando ela não é usada de forma adequada pelo corpo.

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS: fome e sede frequentes, fraqueza e indisposição, vista embaçada, vontade de urinar recorrente, dificuldade de cicatrização e outros sintomas.

 

DIAGNÓSTICO: A Diabetes é diagnosticada através de exames de sangue que verificam a taxa de glicose (açúcar) durante determinados períodos como o teste de Glicemia e a Hemoglobina Glicada.

 

TIPOS DE DIABETES:

Diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas não produz ou produz pouca insulina, surgindo desde a infância.

Diabetes tipo 2 ocorre por vários fatores que afetam o funcionamento do pâncreas ao longo da vida como o excesso de consumo de açúcar.

Diabetes gestacional ocorre durante a gravidez, pode ser temporária ou não. O pré-natal é indispensável para o controle e saúde da mãe e do bebê.

 

O QUE É PRÉ-DIABETES: Uma pessoa Pré-diabética é aquela que está com nível de glicemia (açúcar no sangue) elevado. Pode ser uma condição temporária ou pode evoluir para Diabetes tipo 2. Assim como os diabéticos, os pré-diabéticos também precisam de acompanhamento médico, exames periódicos e mudança de hábitos.

 

EXISTE TRATAMENTO: Sim, diabéticos precisam fazer exames periódicos, acompanhamento médico e mudar seu estilo de vida, especialmente hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. Dependendo do tipo, é necessário uso de medicação e insulina. Porém, a falta de tratamento pode causar problemas como feridas, má circulação, amputações, mal funcionamento dos rins, problemas de visão, etc.

 

É SÓ CORTAR O AÇÚCAR? Não somente, pois o açúcar que adoçamos o café é apenas um tipo de carboidrato. Carboidratos são importantes fontes de energia, mas quando consumidos em excesso podem causar a Diabetes. Por isso, diabéticos devem diminuir (ou restringir) a ingestão de açúcar e carboidratos como pães, arroz, massas, batata, etc. Pessoas sem diabetes ou pré-diabéticas também devem consumir carboidratos com moderação. Converse com um(a) nutricionista!

 

COVID-19: Lembrando que Diabéticos são doentes crônicos e fazem parte do grupo de risco da Covid-19, por isso é preciso prevenir-se contra o vírus e continuar com o tratamento.

 

Nunca abandone o tratamento!

Controle e cuidado sempre.

 

Quer saber mais? Acesse nosso post sobre o que são as doenças crônicas: clique aqui!

Posts relacionados

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam vidas

Novembro Azul: Conscientização e prevenção salvam

Após o Outubro Rosa e a grande mobilização em torno da prevenção ao câncer de mama e da saúde da mulher, vem o Novembro Azul, com mai...

Leia mais
Clima seco contribuiu com a propagação de doenças respiratórias

Clima seco contribuiu com a propagação de doenças

Algumas pessoas tendem a relacionar o frio aos problemas respiratórios, mas, na verdade, a causa dessas complicações é o tempo seco, que...

Leia mais
Como lavar as mãos corretamente

Como lavar as mãos corretamente

Quantas vezes no dia você lava as suas mãos? Essa prática simples e rápida, além da eliminação de sujeiras, oleosidade e células mor...

Leia mais

Deixe seu comentário

Newsletter Salud

Fique atualizado. Cadastre-se para receber sempre que tiver novidades!